Transforme leads em oportunidades!

Transforme leads em oportunidades!

Uma das tarefas mais importantes do marketing digital para qualquer negócio é a geração de leads: despertar o interesse de potenciais clientes para o que você oferece em seu negócio. É um trabalho de autoconsciência sobre o seu próprio serviço ou produto: saber quem são as pessoas que podem estar interessadas no seu negócio, saber como abordá-las sobre o que você vende e fechar negócio com essa pessoa. Isso se chama fluxo de nutrição.

O fluxo de nutrição implica no desenvolvimento de leads captados pelo Inbound Marketing da empresa, preparando-os para fechar negócio. Enquanto eles ainda não estão prontos para realizar a compra, eles são inseridos dentro de um fluxo de nutrição, onde eles vão ter o tempo e as informações fornecidas para assimilar o valor do que é oferecido. É a melhor forma de faze-los adquirir seu produto ou serviço como uma solução para suas dores.

O maior objetivo da nutrição de leads, ao disponibilizar conteúdos relevantes e de qualidade é manter seus clientes engajados, demonstrando que você possui o know how sobre aquilo que você oferece. Isso aumenta as chances de venda, conduzindo o lead por todo o funil de marketing através de uma comunicação personalizada. A nutrição constrói uma relação de crédito e confiança através de contato consistente e eficiente.

Siga o fluxo

Tendo determinado quem é a pessoa com quem você está falando, qual o problema ou dor que ela possui e em que estágio essas pessoas estão dentro do funil de vendas é possível projetar uma curva de aprendizado e de ação. É preciso entender que esse fluxo de automação acontece em passos. O primeiro deles é: como incluir o lead nesse fluxo automático? Entendo quem é essa pessoa, é possível jogar os gatilhos: formulários, landing pages, links clicáveis, etc.

Através desses gatilhos, mensagens são disparadas para oferecer ao lead seu conteúdo. É preciso ter bastante claro na sua estratégia quantas etapas o lead vai ter que cumprir, em número de e-mails e tempo entre eles, etc. Isso porque o fluxo de automação quase nunca é linear: nem tudo o que você oferece ao lead, mesmo que seja do interesse determinado na persona dele, é acessado.

O fator humano é uma grande variável nessa equação, e é preciso estar preparado para ela, projetando opções alternativas e bifurcações dentro do fluxo. Sobre esse último tópico, de fato, é preciso levar em consideração os leads que ficam pelo caminho e em como traze-los. Afinal, todos eles são importantes para o negócio, e eles não podem ser simplesmente descartados; muitas vezes, um e-mail certeiro, pensado com precisão, pode recuperá-los.

Investimento certeiro

Ferramentas de fluxo de automação tornam seu negócio ao mesmo tempo mais abrangente, mas também mais eficiente. Por isso, vale muito a pena investir nelas – incidentalmente, não apenas em uma, mas em uma rede por onde seus leads possam transitar, de acordo com a preferência deles. Criando essa teia, você pode mantê-lo onde é mais interessante: perto do seu negócio.

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