Como as mídias sociais podem te ajudar a vender mais durante a Black Friday

Como as mídias sociais podem te ajudar a vender mais durante a Black Friday

A Black Friday está chegando. Desnecessário dizer, é um dos grandes eventos de comércio do ano. Por isso, para não deixar sua empresa se perder no meio do caminho e vender menos do que o seu potencial permite, é preciso desenhar uma estratégia consciente e consistente para permanecer competitivo durante esse período.

E as maiores aliadas na Black Friday são as mídias sociais. Talvez alguém possa questionar se o excesso de oferta nas redes não pode tornar esse um investimento frívolo. Não é bem assim. Os clientes estão ali, e é justamente porque a demanda é tão grande quanto a oferta que é necessário saber exatamente qual estratégia adotar.

A primeira dica é: no universo das redes sociais, a melhor estratégia o seu produto “encontrar” o consumidor. Com um bom Inbound Marketing, você evitar desperdício de recursos, assim como criar “ruído” – ou seja, desgastar sua imagem desnecessariamente. Uma das melhores ferramentas para entender o interesse do consumidor e captar novos contatos é através de formulários de cadastro.

Mídias como Instagram, Facebook e LinkedIn permitem, inclusive, a criação de anúncios que levam os usuários para uma página onde eles informam seus dados. O próprio Facebook recomenda, antes de qualquer coisa, fazer uma medição do alcance da sua marca. Testar a opção de compra “Alcance e Frequência” da rede é uma alternativa importante.

Dependendo do que você oferece na sua loja, pode inserir campos no seu formulário que lhe ofereçam informações de itens de interesse. Com isso, pode criar conteúdo de acordo com o que motivou o público a entrar em contato com a sua marca.

Uma segunda dica é acompanhar a interação do público com suas ações de marketing, para entender em que medida eles estão se engajando com a sua produção. É um fato conhecido que uma porcentagem considerável das pessoas está disposta a abrir a carteira para uma loja onde já compraram antes. Não sem motivo: quando existe uma interação positiva entre cliente e loja, cliente e marca, eles podem se sentir motivados a realizar uma nova compra.

As mídias sociais, por definição, são uma das melhores maneiras de manter seus clientes próximo da sua marca e, por consequência, do que você está vendendo, o que é uma tremenda vantagem à frente dos seus concorrentes durante o período da Black Friday. Se você sabe quais produtos foram adquiridos pelos clientes, pode focar seus esforços nesse período em lembrá-lo de que a sua é uma marca em que ele já confiou e que o satisfez.

A terceira dica é dinâmica. Literalmente. Investir em anúncios dinâmicos oferece muito mais apelo visual, além de dar a chance de demonstração do produto ou serviço na prática. É preciso pensar no papel de conversão das redes sociais. Lembre-se: no Inbound Marketing, gerar leads qualificados é ouro. Por isso, o impacto e a possibilidade de criar uma narrativa faz dos vídeos uma opção incomparável quando se trata de engajamento de público.

Não somente isso, mas não basta apenas criar um feed para os usuários. É preciso criar a oportunidade de capturar a atenção e as preferências do consumidor. Os anúncios dinâmicos acabam funcionando como um produto de aquisição dentro do próprio Facebook. Dessa forma, ele une em seu algoritmo a melhor combinação e seleção de ofertas para cada público consumidor.

Ainda dentro da lógica de usar as mídias sociais como plataforma de anúncio na Black Friday, os anúncios participativos também são uma boa alternativa. Nesse modelo, a marca faz uma parceria com o e-commerce que vende seus produtos, para engajar melhor o consumidor.

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