Alquimia: Como transformar suas curtidas em leads qualificados?

Alquimia: Como transformar suas curtidas em leads qualificados?

Por séculos, um mito correu o Ocidente: a lendária pedra filosofal. Essa mítica substância teria o poder de converter metais básicos sem valor como chumbo em ouro. Naturalistas e reis buscaram ferozmente essa fórmula mágica. Era um dos maiores objetivos da Alquimia, a ciência da transmutação equivalente.

Por mais que hoje saibamos que tanto a pedra quanto a alquimia são objetos de fantasia, a ideia não deixa de ser interessante. Pois ela representava uma visão de pessoas que tentavam pensar além do óbvio e mudar o mundo ao seu redor – uma qualidade necessária para qualquer negócio. Nesse texto, vamos mostrar como ser um alquimista dos negócios modernos.

Transmutação digital

Algo que o mundo antigo não tinha eram mídias sociais – na verdade, provavelmente ninguém que está lendo isso tinha também, até há alguns anos atrás. Mas o fato é que, tal qual uma pedra filosofal, Facebook e Instagram transformaram o mundo. Hoje, não existe publicidade e exposição do seu negócio sem levar essas plataformas em consideração. É preciso saber usá-las para identificar onde está o chumbo, para que possamos transformá-lo em ouro.

Nas mídias sociais, o material bruto que temos indicando as possibilidades de interação são as curtidas e comentários. Eles são a interação inicial que temos com potenciais clientes e consumidores nessas plataformas. Ao gerar um tráfego de qualidade, oferecendo conteúdo e produtos relevantes de alguma forma, estabelecemos uma relação de interesse e/ou confiança com os potenciais clientes. Esse interesse é manifesto através das curtidas e comentários.

Entretanto, existe aqui um abismo. O imenso fluxo de informações e ofertas nas mídias sociais faz com que se torne difícil conseguir qualquer coisa dos visitantes da sua página além dessas curtidas. O que significa que, para todos os efeitos, as curtidas têm utilidades específicas, mas que não necessariamente se tornam leads.

Leads de chumbo

Elas são chamadas de “métricas de vaidade” – números ou dados das ações que são monitorados, mas que não servem para tomada de decisões. Isso não significa que eles não apresentem nenhuma utilidade, mas sim que nem sempre ajudam a elaborar estratégias efetivas para a conversão de um lead. São material, sim, mas bruto e sem muito valor. Chumbo para alquimistas.

Na nossa metáfora, se as curtidas são chumbo, para que elas sejam ouro é preciso transformá-las em leads qualificados. É importante fazer essa diferenciação: somente leads também não são úteis para os negócios. Se um potencial cliente ou consumidor não tem interesse no que você está oferecendo, esses leads não são muito melhores do que as curtidas; se eles não representam algo concreto, são apenas uma estatística, e não objetivamente um negócio.

A transmutação alquímica que nós buscamos é entre curtidas e leads qualificados – ou seja, uma vaga demonstração de interesse, como um comentário é uma interação de fato, em uma compra, representado na conhecida figura do funil de vendas.

Essa figura é formada por um conjunto de etapas e gatilhos, cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas – que abordamos no post sobre o Método LIONS – de uma determinada organização. Para todos os efeitos, as pessoas que curtem sua página são o topo do funil: os visitantes que descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido.

Negócio de transmutação

E é aqui que o marketing da empresa tem que entrar em ação. Ao obter a atenção do seu visitante – o lead, que pode indicar sua presença através das interações com a sua página – cabe ao trabalho da própria empresa qualificá-lo de forma ativa. Estabelecendo um relacionamento de confiança, a estratégia deve deixar claro que sua empresa tem a solução para o problema que o visitante possui – suas “dores” – fazendo ele avançar na jornada de compra. Isso é a nutrição de leads, a chave do nosso processo alquímico.

Aqui, esses leads devem ser segmentados de acordo com o seu perfil e interesse, para determinar se estão prontos para serem enviados ao time de vendas ou se devem continuar sendo nutridos. Aqui saberemos se nossa alquimia funcionou. Se aquela interação se tornou um lead, que foi qualificado e atendeu à oportunidade de compra nutrida pelo marketing da mídia social, eureka! Nosso chumbo se transformou em ouro.

Isso significa que as necessidades desse visitante foram atendidas, e ele se tornou objetivamente um cliente. A partir daqui, o trabalho deve ser um de retenção, estimulando novas compras ou buscando a recomendação de novos clientes. Descoberta a pedra filosofal das mídias sociais, basta aplicá-la.

Nós podemos proporcionar essa alquimia para sua empresa. Entre em contato com a LIONS Marketing Digital e agende uma reunião para que possamos mostrar como transmutar curtidas em sucesso para sua página e empresa.

Compartilhar:
Sem Comentários

Faça um Comentário